Notas

Taxa de homicídios (OMS): taxa de homicídios padronizada pela idade a cada 100.000 pessoas
Taxa de homicídios (UNODC): homicídios intencionais a cada 100.000 pessoas
Acesso a dados nacionais do sistema da saúde: os sites nacionais com dados dos sistemas de saúde e justiça criminal foram selecionados com base em três critérios. O primeiro é que os dados sejam oficiais, de modo que os registros sem validação do poder público são excluídos. O segundo critério é que os sites forneçam bancos de dados ou, pelo menos, dispositivos de consulta on-line através de tabelas ou gráficos interativos. Isso exclui os relatórios específicos com dados em formatos não reutilizáveis (por exemplo, pdf) para os usuários. O terceiro critério é que os dados permitam algum nível de análise (sexo, idade, município, etc.) superior à simples descrição de séries temporais com dados agregados de homicídio.
Razão de homicídios (UNODC/OMS): A razão de homicídios relaciona através de um quociente os dados de UNODC e OMS. Os primeiros são baseados fundamentalmente em registros criminais, enquanto os segundos são derivados de certificados de óbito. Uma quociente igual a 1 indica que o número de homicídios de ambas as fontes é semelhante, enquanto que quocientes maiores indicam que o número de homicídios é maior nos dados da UNODC, e quocientes inferiores que o número de homicídios é maior nos dados da OMS. Assim, por exemplo, uma razão de homicídio igual a 2 significaria que há dois vezes mais homicídios para a UNODC em relação à OMS; enquanto uma proporção igual a 0,5 representaria o oposto.

Fontes: Os dados da OMS foram extraídos da WHO Mortality Database (http://apps.who.int/healthinfo/statistics/mortality/whodpms/) e os dados de UNODC do site da UNODC STATS (https://data.unodc.org/)

Última atualização: Janeiro de 2018